Musgueira Sul _ Embaixadores no Mundo

bandeira espanhola com touro_jpg502058_75897568IMG_5974italiano_do_mapa_de_italia_da_bandeira_de_italia_d_autocolante-raab5fee8977d47d8bcdad71deb616c24_v9wth_8byvr_512Bandera suiza 01sem nome

Este Post dedico a todos os embaixadores da Musgueira Sul, espalhados pelos 4 cantos do Mundo.

Nós somos um povo com tradição no que diz respeita à Emigração, somos um país de emigrantes, facto que na minha opinião acabou por condicionar toda a nossa história.

Como já demos conta, mesmo antes da formação do bairro, ainda no tempo das 28 barracas, já havia moradores a partir para França, ao longo da historia do bairro, muitos foram aqueles que partiram e regressaram, outros houve que nunca mais voltaram.

Este país assim obriga, um pais sem esperança, sem rumo, sem trabalho, com um custo de vida elevado, impostos, cortes aqui e ali, empurra os nossos compatriotas para longe, para bem longe.

Hoje podemos encontrar ex moradores da Musgueira Sul, na Austrália, em Angola, na Argélia, no Canadá, no Brasil, em Espanha, na França, na Suiça, na Alemanha, em Italia, em Inglaterra, nos E.U.A  e em tantos outros paises, mas de uma coisa eu estou certo, que o vosso coração continua a bater por este cantinho a beira do Atlantico plantado.

A todos vós um forte abraço, que sejam felizes hoje e todos os dias.

Portrait of a boy with the flag of Canada painted on his faceUSAbandeira brasilArgéliaAustralian_Coat_of_Armsangola_flag_map

Ao longo de seis séculos, muitos milhões de portugueses espalharam-se por todo o mundo. ( Inicio no século XV)

Como é do conhecimento geral, nos séculos XV e XVI a emigração dirigiu-se sobretudo para as costas do norte de África (Marrocos), ilhas atlânticas (Açores, Madeira, São Tomé, Cabo Verde, Canárias) e depois da descoberta do caminho marítimo para a Índia (1498) espalha-se pelo Oriente, mantendo-se muito activa até finais do século XVIII.

Em meados do século XVI aumenta a emigração para o Brasil, o qual acaba por se tornar no século XVII no principal destino dos portugueses, o que se manterá sem grandes oscilações  até finais dos anos 50 do século XX.

Em finais do século XIX os portugueses começam a procurar activamente novos destinos alternativos ao Brasil, quer na Europa,   quer no outro lado do Atlântico.

Ao longo do século XX, fora da Europa, espalham-se pelos EUA, Argentina, Venezuela, Canadá, Austrália, etc. O fluxo emigratório para África aumenta, em especial para Angola, Moçambique e outras regiões da África Austral como a África do Sul, Zimbabwe ou o Congo.

A grande debandada do país, ocorre todavia a partir de finais dos anos 50, e dirige-se agora para a Europa: França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, etc. O impacto deste surto emigratório será tão forte que abala toda a sociedade portuguesa. Em menos de dez anos, imigram para a França, por exemplo, mais de um milhão portugueses.

Gostava que um dia fosse feito pelos sociólogos, economistas, um estudo profundo para analisar todas as implicações da emigração portuguesa,

João B Antunes

Categorias: Bairro, Emigração, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Embaixadores no Mundo

  1. Pingback: Musgueira Sul _ Embaixadores no Mundo | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.