Qt. das Conchas & Musgueira Sul

Após o 25 de Abril de 1974, os habitantes do Bairro da Musgueira Sul, tiveram o privilégio de usufruir desta mancha Florestal.

Houve sempre uma ligação estreita à Qtª das Conchas, não só pela necessidade diária do seu atravessamento, era uma via pedonal importante de ligação ao Lumiar Centro, mas também um ponto de encontro que proporcionava e proporciona ainda hoje momentos aprazíveis à população.

A Qt das Conchas foi e ainda é, um local de aventuras:

  • Grandes partidas de futebol disputadas aos fins de semana;
  • Local excelente para andar de bicicleta;
  • Reinar aos cowboys, um jogo de miúdos, que não passava em andar atrás uns dos outros, escondendo-se no elenco vegetal;
  • O pendurar a corda numa árvore, a um pneu e fazer um baloiço;
  • Local de treino no âmbito do atletismo,
  • Local onde se ia buscar o musgo para colocar no presépio;
  • Local onde se ia buscar a madeira para fazer grandes fogueiras pela altura do fim de ano e pelo magusto;
  • Grandes aventuras na mina e no “Castelo” Palacete;
  • Local onde se ia buscar as pernadas das palmeiras para enfeitar as ruas na altura das festas do bairro,

Qt das Conchas com uma área total de 24,6hectares, (a das Conchas e a dos Lilases) as duas quintas quinhentistas é a terceira maior mancha verde da capital, a seguir ao Parque Florestal de Monsanto e ao Parque da Bela Vista.

A Quinta das Conchas tem uma zona que é ensombrada por frondosas árvores, denominada por mata, é serpenteada por uma estrutura de caminhos que nos convidam a deambular ao longo do espaço. O elenco vegetal é composto por um conjunto variado de espécies nos transmite uma sensação ainda de um estado “selvagem”.

A Quinta da Conchas é um espaço verde que nasceu da recuperação de duas quintas do século XVI, tendo sido instalada por Afonso Torres.

Francisco ManteroF mantero JCBA

Após ter passado por várias famílias de proprietários acaba por ser adquirida a 22 de Fevereiro de 1899,  por Francisco Mantero, importante roceiro em S. Tomé e Príncipe, também chamada dos Mouros, propriedade de D. Maria Juanna da Conceição Alcobia Tavares.

D. Francisco Mantero, dedicou-se intensamente à restauração e ampliação da casa . No centro do grande lago artificial da Quinta das Conchas mandou fazer duas pequenas ilhas arborizadas com palmeiras, que evocam as ilhas de São Tomé e Príncipe.

5286_Quinta_dos_Lilazes[1]5284_Quinta_dos_Lilazes[1]5283_Quinta_dos_Lilazes[1]

Francisco Mantero Belard viveu nesta quinta entre 1897 e 1927.

Em 1966, a Quinta das Conchas e dos Lilases são vendidas à Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo valor de 85 milhões de escudos, mediante escritura celebrada a 14 de Fevereiro.

A Quintas das Conchas foi alvo de uma recuperação importante nos meados do ano 2005, intervenção essa que foi programada a partir de estudos efectuados sobre os sistemas de composição da Quinta, que sustentou uma proposta que assegurasse a sua existência cultural, social e funcional através da recuperação, valorização e gestão do património que a constitui.

conchas__planta-sintese-cedencias-e-lev-actual-2[1]Planta actualizada da Qt das Conchas e Lilases

Mas sem antes ter havido a participação da comunidade na sua defesa.

  • 2002 funcionários da SGAL empresa responsável pela construção do Alto do Lumiar, assumiram o derrube de várias árvores centenárias, não só destruíram árvores, como um muro do parque numa extensão de 60 metros, com o objectivo de ganhar espaço para construir uma via de acesso ao estacionamento do novo condomínio privado.
  • 2007  com a construção do colégio S. Tomás, a Quinta das Conchas foi alvo de corte de mais de 10 metros situação que nunca ficou bem clarificada para alguns moradores.

João B Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Qt. das Conchas & Musgueira Sul

  1. Pingback: Qt das Conchas & Musgueira Sul | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: