Musgueira Sul _ Equipamentos – telefone_ TLP Lumiar

 Modelo de telefone fixo ( modelo que ainda guardo)

Num passado recente a evolução da comunicação caminhava a cada década, hoje o futuro creche a cada segundo, a palavra “telefone” era para muitos uma realidade  distante, raro era aquela família que tinha um telefone fixo.

Na minha rua uma das primeiras moradoras a ter telefone foi a D. Angelina, residente na Rua F n.º 8, tal como acontecia em muitas aldeias portuguesas e porque era das poucas residentes a ter telefone disponibilizava-o a quem lho pedisse.

Outro local onde se podia receber e fazer telefonemas no bairro, era na mercearia que tinha um contador de períodos e no final da chamada pagava-se o respectivo valor da contagem, até 1974 foram poucos aqueles que o possuíam.

O bairro chegou a ter uma cabine telefónica publica, à entrada do bairro

No Lumiar

Aqui funcionou a Estação Telefónica Manual do Lumiar – T.L.P. na Al. das Linhas torres n.º 98, o edifício encontra-se localizado num eixo de referência da zona do Lumiar, junto ao Hospital Pulido Valente.

Historia da Portugal Telecom S.A.

Esatção+de+Coimbra.1[11][1]Embalagem-de-telefones5[1]

A empresa pública T.L.P. entrou em funcionamento em 1968, tendo sido constituída para adquirir as redes de Lisboa e Porto até então exploradas pela APT.

Em 1967 terminou a concessão que, desde 1887, entregara à APT a exploração as redes de Lisboa e Porto. Cabia então à Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones passar estas redes para a gestão estatal, criando, com esse fim, a empresa pública Telefones de Lisboa e Porto – T.L.P. Deste modo, os T.LP. herdaram o património da Anglo-Portuguese Telephone Company, Ltd, na altura avaliado em mais de um milhão de contos.

O processo de aquisição de todos os bens, serviços e equipamentos da antiga Companhia dos Telefones foi preparado ainda antes de 1967, iniciando-se a actividade dos T.L.P., em 1968. A exploração das redes telefónicas de Lisboa e Porto passava assim para a responsabilidade directa do Estado.

As décadas de 70 e 80 registaram melhorias significativas no sector das telecomunicações, devendo assinalar-se o aumento de capacidade das centrais telefónicas, a modernização de equipamentos e a continuação da automatização das redes a seu cargo. No final desse período, em 1987, foi iniciado o processo de digitalização das redes telefónicas.

Em 1989 os T.L.P. assumiram o estatuto de Sociedade Anónima, com participação total de capitais públicos, inaugurando uma nova fase do mundo empresarial das telecomunicações. Conservando a área de concessão anterior, a empresa apostou na exploração e desenvolvimento das novas tecnologias da informação, dominando a entrada nos anos 90. Entre os serviços prestados contava-se a associação com outras empresas e formação de diversas sociedades de que resultaram, entre outras, a Directel, a Telemensagem e a Sevatel, com importantes participações accionistas dos T.L.P..

Da fusão desta empresa com a Telecom Portugal e a T.D.P. resultou, em 1994, a Portugal Telecom S.A.

João B. Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Equipamentos – telefone_ TLP Lumiar

  1. Pingback: Musgueira Sul – equipamento – telefone- TLP Lumiar | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: