Musgueira Sul _ Saúde_ Lumiar

IMG_7335[1]  IMG_0036  ng1519795

Centro de Saude da Musgueira Norte                  Alto do Lumiar                                      Lumiar 

O bairro da Musgueira Sul era desprovido de um equipamento de saúde.

Os serviços de saúde prestados à população do bairro realizavam-se no Centro de Saúde aberto no Bairro da Musgueira Norte.

Este Centro de Saúde era uma extensão do Centro de Saúde do Lumiar, para além de consultas de várias especialidades (pediatria, obstetrícia, clínica geral e doenças pulmonares) deu assistência materna – infantil; actuou no âmbito da medicina preventiva (educação sanitária, vacinações), fez visitas domiciliárias, forneceu medicamentos e providenciou o internamento em Hospitais.

O centro de Saúde da Musgueira Norte, operava num barracão ou o Pré-fabricado que “estoicamente resistiu e por fim funcionou em vergonhosas condições” e veio a encerrar em Outubro do ano 2006.

O Ministério da Saúde à data, resolveu fechá-la e desactivá-la até ser feita a sua transferência para duas lojas cedidas pela Câmara de Lisboa no Condomínio da Torre, na Rua David Mourão Ferreira, e que entretanto haviam já recebido obras de beneficiação em Maio de 2006.

O velho equipamento foi encerrado em Outubro 2006 , devido a uma situação de “perigosidade iminente para os utentes e profissionais” e durante este período cerca de 7500 utentes deslocaram-se ao edifício da Alameda das Linhas de Torres para ter uma consulta.

Agora muitos dos antigos moradores da Musgueira Sul, deslocam-se as instalações sito na Rua David Mourão Ferreira, no Alto do Lumiar,(tel 217530760) estas instalações foram construídas pela SGAL e cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa à ARS.

Segundo a Associação de Defesa dos Utentes da Saúde das Freguesias da Ameixoeira, Charneca e Lumiar com a designação de AUSACL – Actualmente o Centro de Saúde do Lumiar, serve a população das freguesias da Ameixoeira, Charneca e Lumiar, tem inscritos cerca de 93.000 utentes. Destes cerca de 20.000 não têm médico de família.

João B. Antunes

 

Anúncios
Categorias: Bairro, Lisboa, Lumiar, Saúde, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Saúde_ Lumiar

  1. Pingback: Musgueira Sul _ Saúde _ Lumiar | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: