Musgueira Sul _ Igreja de São João Bactista no Lumiar

36195573[1]1024px-Igreja_de_São_João_Baptista_8438[1]206_252953988174787_1035999983_n

A Igreja de São João Bactista é um lugar de culto, Igreja Matriz do Lumiar, lugar a onde os moradores do Bairro da Musgueira Sul, muitas vezes se reuniram na tristeza e nas alegrias.

Este era o local a onde as famílias da Musgueira se reuniam pelos Casamentos, pelos Batizados e na hora da despedida de um ente querido, na casa mortuária, localizada na lateral do edificio da igreja.

 pais imagem-imagem-img-1956-ok2[1]

A Igreja de São João Bactista, foi mandada Construir no ano de 1276, durante o reinado de D. Afonso III, tendo sido seu fundador o Bispo de Lisboa, D. Mateus, Reedificada em 1546, sofreu uma grande campanha de obras entre 1750 e 1803, foi devastada por um grande incêndio em 1932, e encerrada ao culto, entretanto novamente em funções no ano 1935.

  • Veneração a Santa Brígida

É um desses usos e costumes que vou abordar: a veneração a Santa Brígida Virgem, na Igreja de S. João Baptista do Lumiar, em Lisboa.

Esta veneração específica referente à Brígida Virgem, padroeira dos Irlandeses, e que remonta aparentemente à Idade Média, é talvez, no Lumiar, um dos poucos casos no País − haverá outro talvez, em Marmelar, no Alentejo, que poderá até referir-se a uma Brígida «portuguesa» −, mas o que verificamos é não importar o nome específico que se lhe dá, mas o que está por detrás desse nome.

A cabeça de Santa Brígida encontra-se na Igreja Paroquial de São João Baptista, no Lumiar, em Lisboa, sendo durante o reinado de D. Diniz que a trouxeram para Portugal três cavaleiros irlandeses. Esta tradição é confirmada por uma inscrição que tem a data de 1283 e que se encontra na parte de fora da igreja, acrescentando que os três cavaleiros estão sepultados dentro dela.

A festa em honra da santa é antiquíssima.

João B Antunes

 

Anúncios
Categorias: Bairro, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Igreja de São João Bactista no Lumiar

  1. Pingback: Musgueira Sul _ Igreja de São João Bactista | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: