Foto de Marco Esquerdo Fotos de João Antunes
Palco de muitos encontros particulares, de torneios informais e formais, aqui disputaram-se jogos de pré seleção das equipas que representavam a freguesia do lumiar nos jogos da cidade de Lisboa.
O campo desportivo, localizava-se a entrada ao bairro do lado Dtº, redes meias com a escola nº 77 e do pavilhão, espaço que foi requalificado à data pela Junta de Freguesia do Lumiar, com a melhoria do pavimento, colocação de redes, iluminação, balizas e com as devidas marcações da linhas de jogo.
Ficou um campo espetacular, se querias jogar tinhas que marcar o campo na junta ou falavas com o sr. Moisés, um morador, zelador do campo, era ele que abrir e fechava e acendia os holofotes do campo.
fotos de João Antunes
Era bonito de ver a garra e a vontade de vencer dos participantes em todos os torneios. Para alguns esta atividade mostrou-se muito importante e mesmo primordial na formação cívica de alguns residentes na capacidade de gestão de projectos e de trabalho em equipa; na capacidade de liderança e na capacidade de organização à prova:
A) Na captação e selecção da equipa / elementos a participar;
B) Táctica / estratégia de jogo a adoptar;
C) Motivar a equipa a vencer dificuldades;
D) Captar publicitários, para compra de equipamento desportivo e outras despesas inerentes à actividade desenvolvida.
Eu tive a oportunidade de organizar um grupo de jovens e ganhar as restantes equipas, fui representar a freguesia no Lumiar nos Jogos da Cidade de Lisboa, em 1988.
O apoio às equipas eram dadas do lado de fora da rede, cheguei a ver toda a área de rede coberta de apoiantes.
Este recinto, não servia apenas para a prática do futebol, dava também lugar para aos bailaricos na altura dos santos populares.
Mais um ponto de encontro para o convívio e fortalecer os laços da comunidade.
João B Antunes