Musgueira Sul _ Atlético Clube da Musgueira Sul

251799_147159778754209_1012970623_n[1]antónio Morenofoto de carla raposo

foto de João Antunes                  foto de António Moreno                                          foto de Carla Raposo

O Atlético Clube da Musgueira Sul, estará sempre ligado à história do desporto do bairro e na identidade dos antigos sócios e jogadores.

O futebol como desporto rei, desempenhou um papel fundamental na ligação do bairro à cidade, devido ao facto deste Clube ter estado inscrito na Associação de Futebol de Lisboa e participar, por exemplo em 86/ 87 na 3ª divisão série D.

  • ASSOCIAÇÃO ESTUDANTES FACULDADE MEDICINA LISBOA
  • ATLÉTICO CLUBE MUSGUEIRA SUL
  • CÂMARA LISBOA CLUBE
  • CASA REGIONAL DA COMARCA ALBERGARIA A VELHA
  • CENTRO DESPORTIVO OLIVAIS SUL
  • CLUBE DESPORTIVO LISBOA ÁGUIAS
  • CLUBE LEÕES FONTE
  • CLUBE RECREATIVO ATLÉTICO ALGÉS
  • GRUPO DESPORTIVO CASTELO
  • GRUPO DESPORTIVO RECREATIVO TUNELENSE
  • HOCKEY CLUBE PORTUGAL
  • SOCIEDADE MUSICAL ALIANÇA OPERÁRIA FUTEBOL CLUBE OUTURELA
  • SPORTING CLUBE LINDA A VELHA
  • SPORTING CLUBE TORRE

foto de António MorenoMoreno

foto de António Moreno _ Ex jogador do Atlético Clube da Musgueira Sul

 cartão de sócio           Foto de paulo duarte

Modelo do Cartão de Sócio – foto de Carlos Carvalho                       Modelo de Cartão de Sócio – foto de Paulo Duarte

O associativismo, em terras como as nossas, continua a assumir uma grande importância na vida das nossas comunidades.

Regra geral, estas actividades são desenvolvidas com grande espírito de missão, com sacrifício pessoal, familiar e até profissional dos que decidem dar algo de si mesmos às coisas das suas terra. Com a colaboração empenhada de homens e mulheres do bairro desde o roupeiro, ao massagista, ao treinador, aos Jogadores, aos presidentes, aos membros dos corpos sociais e aos sócios (as) foi possível concretizar e realizar este projecto desportivo.

Recordo algumas vezes, o autocarro carregado de simpatizantes, que com grande entusiasmo, extravasavam de emoção o seu apoio aos jogadores em campo.

A sede do Clube Atlético da Musgueira Sul, era ponto de encontro para bater umas cartas nas mesas, beber umas bejecas com os amigos, local de grande concentração de Sócios para ver na TV os grandes derbys do futebol.

Ficava localizada ao fundo do bairro, paredes meias com a cantina de baixo, com uma sala de convívio grande, lá dentro podiamos encontrar  uma vitrine com a exposição dos troféus , troféus que eram o fruto de um acreditar, fruto do trabalho diário e árduo de uma equipa que defendia a sua instituição e levava no peito o simblo de um bairro aos vários cantos da cidade de Lisboa.

Mas os tempos foram mudando. Os ritmos de “vida” foram aumentando e cada vez as associações e clubes vão encontrando mais dificuldades em garantir a necessária e desejável renovação, até geracional, dos seus quadros dirigentes e depois acabam por fechar as portas, ficando apenas a recordação do trabalho desenvolvido, ficando sempre algumas perguntas no ar se valeu apena lutar, se valeu apena construir para depois deixar de existir.

O Atlético da Musgueira Sul, era uma filial do Atlético Clube de Portugal, mais exactamente na freguesia de Alcântara, foi fundado em 18 de Setembro de 1942 em resultado da fusão de 2 clubes de Alcântara e Santo Amaro (O União Foot-ball Lisboa, e o Carcavelinhos Football Clube). com Estatutos aprovados e publicados no Diário da República 117, III série, com data de 21 de Maio de 1992 e sede no Estádio da Tapadinha em Lisboa na freguesia de Alcântara, reconhecido o mérito desportivo pela organização de actividades desportivas em prol da população onde se encontra integrado.

Atlético Clube de Portugal, em 1951 foi atribuído ao Clube o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo (publicado no Diário do Governo n°161). Em 1981, foi concedido ao Clube o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública, através da declaração publicada no D.R. n° 89, 11 Série de 16 de Abril, Em 1992, por altura elas comemorações do cinquentenário da fundação do Atlético.

João B Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Desporto, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Atlético Clube da Musgueira Sul

  1. Pingback: Musgueira SUl _ Atlético Clube da Musgueira Sul | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: