Musgueira Sul _ Estimativa de 4000 residentes

Musgueira Sul 21 Musgueira Sul 22 Musgueira Sul 24 Musgueira Sul 25 Musgueira Sul 26 Musgueira Sul 27

Não tendo um valor preciso, deixo uma estimativa, é apenas para tentar chegar a um número de proximidade. O Bairro era constituído por 931casas de alvenaria, se for feita uma média de pessoas por casa (x) o total de casas, vamos ficar próximo de um valor total da população. (média 4 pessoas X 931 casas) chegamos a estes dados estatísticos 3 724 (três mil, setecentos e vinte e quatro) se for feito um arredondamento chegamos a um numero de  4000 habitantes.

Segundo a Irmã Pilar, nos anos 80, foi feito um estudo / inquéritos e os números à data,  já eram superiores a 4000 habitantes.

Musgueira sul - JBA 6 Musgueira Sul JBA 14 Musgueira Sul JBA 17

Também no início dos anos 80, com a cidade a crescer e a chegar à 2ª circular, a CML quis intervir no território e acabar com os bairros de barracas.

abecasis[1]Nasceu a ideia de um novo bairro, com um plano de urbanização integrando realojamento e prédios para venda em apartamentos, com todos os equipamentos, serviços e acessibilidades que uma nova cidade exigia. Era a nova centralidade. Daí se dizer que o pai da Alta de Lisboa foi o Eng. Nuno Krus Abecasis, na altura Presidente da CML.

Fundou-se a Sociedade Gestora do Alto do Lumiar (SGAL), para tratar de todo o processo, mas os anos passaram sem nada sair do papel.

O projeto Alto do Lumiar, com cerca de 23 anos é idealizado por Nuno Krus Abecasis, com o objetivo de desenvolver urbanisticamente uma área com cerca de 300 hectares a norte da cidade, através de uma parceria público-privada.

De acordo com o modelo definido, ao privado (SGAL) exige-se capacidade financeira, iniciativa, imaginação, qualidade. Ao público (CML) exige-se aprovação célere dos projetos, disponibilização de terrenos, articulação com outras entidades, nomeadamente administração central (educação, saúde, segurança, transportes…) e formas eficazes de gestão das áreas públicas.

O projeto foi tendo várias vicissitudes ao longo destes 23 anos. Sofreu avanços e recuos. Períodos de desenvolvimento e períodos de estagnação. Sofreu atrasos. Atravessou vários presidentes de câmara e dezenas de vereadores.

Cerca de 10 mil pessoas foram realojadas,  mas está o projecto está desenvolvido em pouco mais de 50%.

João B Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Estimativa de 4000 residentes

  1. Pingback: Musgueira Sul – estimativa de 4000 residentes | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: