Musgueira Sul _ Televisão _ RTP Lumiar

Fotos-de-Televisor-antiga-Philips_433478068_1[1] 1-Emisso-da-RTP-Feira-Popular-09-195[3][1] Meteorologia-1-11-62[1]

Começo por fazer uma pequena reflexão sobre o convívio existente no Bairro, um dos consensos existentes é o facto de, no início da formação do Bairro, existir muito mais convívio do que existe hoje.

Em parte esta questão, na minha opinião, aconteceu de forma geral com toda a população portuguesa, e um dos fatores que contribuía para existir mais convívio, devia-se em concreto à não existência de televisão em casa de cada um, obrigando as pessoas a sair mais de casa para confraternizar.

Poucas eram as famílias que tinham televisão, foi um processo gradual a entrada deste aparelho nas nossas vidas, um dos locais de ponto de encontro para ver TV eram nos cafés e nos Clubes, muitos até iam para o centro do Lumiar.

Hoje em dia quem é que não tem uma televisão em casa, possivelmente alguns até tem várias televisões, no quarto, na sala, na cozinha, mas pergunto, não será isto um fator que contribui para a falta de união e de dialago na família, quantos e quantos dizem “ cala-te quero ouvir as noticias”, “vai tu, eu fico a ver o futebol”, os filhos de volta dos Desenhos animados”, as mulheres de volta das novelas, etc…. e  a vida passa e quando vamos dar conta, pouco ou nada se falou e tanta coisa ficou por dizer.

Mas também existe o lado bom, graças a televisão, qualquer  informação do outro lado do mundo chega na hora.

Foto03521[1]    Estúdios do Lumiar foram a primeira fábrica de sonhos da TV

A partir de 7 de Março de 1957, realizaram-se emissões de ensaio, com programas regulares, diferentes em cada dia, das 21:30 as 23.00h e com uma suplementar aos domingos das 18h as 19h. Cerca de metade de cada programa era emitido nos estúdios do Lumiar.

Nessa altura um preceptor de TV custava entre 5.900$00 e 7.800$00, era equivalente a nove meses de um salário de um trabalhador não qualificado. Em menos de um mês foram registados mil aparelhos de TV particulares.

1957+1º+Carro+de+Exteriores+RTP.1[7][1]Em 1957 a RTP recebe o 1º carro de exteriores, uma “Mercedes- Benz” com a matrícula GD-61-21.

Até ao final de 1958, já existam 32 mil aparelhos de televisão, que representava 8 vezes mais a previsão inicial.

As emissões regulares só se iniciaram a partir de 7 de Março de 1957 ( com 5 meses de atraso em relação a Espanha).

Os estúdios do Lumiar estiveram activos até Outubro de 1976, altura em que a RTP mudou-se para o novo edifício na Av. 5 de Outubro.

Nos estúdios do Lumiar, viveram-se etapas decisivas para a televisão Portuguesa , o modo de tratar a informação e o lazer desenvolveram-se, surgiram os primeiros festivais da canção, o teatro começou a ser transmitido em direto.

Ao mesmo tempo, nomes como os de Fialho Gouveia, Joaquim Furtado, Simone de Oliveira, Tonicha, Raul Solnado e tantos outros veteranos celebrizavam-se junto do público, colando o seu rosto à imagem da estação.

A televisão a cores, começou a ser emitida em 7 de Março 1980, contudo a maioria da população não tinha ainda aparelhos compatíveis.

João B Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, RTP _, sociedade, TV | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Televisão _ RTP Lumiar

  1. Pingback: Musgueira Sul _ televisão _ RTP Lumiar | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: