Musgueira Sul _ Colégio São João de Brito – Lumiar

7247[1]ColegioSJoaoBrito01[1]8561[1]

O Colégio São João de Brito abriu em 1947, e 4 anos depois inaugurou a primeira fase do edifício. Iniciou a construção da segunda fase, em 1964. Em 1975, foi-lhe concedido paralelismo pedagógico e começou a funcionar o Jardim de Infância.

0000090673[1]O Colégio São João de Brito será para muitos residentes da Musgueira Sul, a segunda oportunidade para completar os estudos, na sua maioria trabalhadores estudantes, adultos que abandonaram precocemente o sistema escolar.

Recordo-me ainda da peregrinação de alguns moradores, noite após noite e ao fim de um longo dia de trabalho, ponham-se a caminho em direção ao colégio, pela Az. Entre Muros, para elevaram as suas qualificações.

O Curso noturno começou a funcionar no Colégio São João de Brito, a 4 de Janeiro 1952, sendo gratuito desde início, é interrompido no ano escolar de 1971-72 e no ano seguinte, é aberto a ambos os sexos, classe predominante era Pobre.

Como sabem a maioria dos estudantes diurnos é oriunda da Classe Média Alta e a mensalidade atualmente ronda os 400,00€.

Em 1987 , começa a funcionar o Curso Complementar Noturno. E dois anos depois, em 1989, iniciou o 12º ano no Curso Noturno.

História do Colégio

Para assinalar a canonização de S. João de Brito, que teve lugar a 22 de junho de 1947, o Provincial da Companhia de Jesus decide adquirir na Alameda das Linhas de Torres uns terrenos para neles se construir um Colégio com o nome do Santo Mártir. Eram a quinta e o solar da família Stromp onde, em princípios de 1846, Franz Liszt deliciara esta família com algumas sessões de piano.

No dia 6 de outubro começou-se a preparar a casa que, a vinte e três, se tornou a residência dos primeiros jesuítas. O dia 28 de outubro de 1947 é a data oficial da constituição do Colégio.

A 3 de novembro abria o Colégio com 11 alunos. E a 7 de outubro de 1950 era lançada a primeira pedra do novo edifício previsto para 600 alunos. A primeira parte foi inaugurada precisamente um ano depois e a última parte a 3 de abril de 1965.

1TurmaColegio_Small

GRUPO   FUNDADOR 1947/48 1ª Fila: José Cardoso de Menezes, José   Filipe Athayde de Carvalhosa, Vasco Ferreira Pinto, António Monsaraz, João   Salazar de Sousa.
2ª Fila: José M. Farinhas, P. José Antunes, P. Joaquim Eça de Almeida   (Reitor), P. Angelino Barreto, P. Luís Ferreira da Silva, João J. da Silva.
3ª Fila: Luís Pereira Rosa, José d’Orey da Cunha, Fernando de Sousa Alvim,   José Carlos Ary dos Santos, Duarte Chichorro Marcão, Miguel Leite de Faria,   José Eduardo Feijó.João B Antunes
Anúncios
Categorias: Bairro, Educação, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, Social, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Colégio São João de Brito – Lumiar

  1. Pingback: Musgueira Sul_ Colégio São João de Brito – Lumiar | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: