Musgueira Sul _ Atletismo

536199_10201082114041881_296913688_n[1] Carla Raposo

foto: Joaquim Teixeira                                                                           foto: Carla Raposo

Atletismo foi sempre uma modalidade rainha, no bairro da Musgueira Sul, muitos eram os jovens que realizavam o seu treino diário na Qt. das Conchas / mata e aos domingos, participavam em provas desportivas.

O Atletismo, na minha opinião teve um papel pedagógico e formativo, promoveu e continua a promover a prática de hábitos saudáveis e motoras.

Através da prática do atletismo as crianças do bairro aprenderam a conviver em sociedade, conheceram e observaram regras, reconheceram e aceitaram os limites do seu corpo, para alem de proporcionar maior agilidade de raciocínio, promoveu o convívio como outros grupos da cidade de Lisboa, promoveu uma integração de forma harmoniosa e a perceção de seus benefícios à saúde, física, mental e social.

atetismoLuzia Dias

foto: João Antunes

Quem se lembra de um grupo informal os “Vedetas da Musgueira”, que tinha como principal impulsionador o Sr. Eduardo, mais conhecido pelo Baixinho, o meu amigo zé “orelhas” que com a sua paciência contribuiu muito para o desenvolvimento das camadas Jovens do Bairro, o “Francês” a quem eu aqui presto a minha homenagem e tantos outros.

Ainda hoje essas crianças, são hoje atletas de referência no atletismo nacional, as veteranas Lucília Soares, atleta do Benfica, Luzia Dias, atleta do Sporting, Eulália Carvalho e o Pedro Gomes, era até á pouco tempo atleta do Boavista do Pico.

História do Atletismo

Há indícios da prática do atletismo há pelo menos 5 mil anos, no Egipto, na Grécia e na China, no entanto, o primeiro registo histórico de uma competição data de 776 A.C., foi quando Coroebus, da cidade Grega de Élis, ganhou do estádio uma corrida de aproximadamente 200 m e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido.

A própria palavra Atletismo, deriva da palavra grega – ATHI que designa

Portugal, no que diz respeito a esta modalidade , é um país que tem fabricado muitos campeões, deixo aqui alguns exemplos, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rosa Mota, Nélson Évora, Domingos Castro, Albertina Dias, Aurora Cunha, Paulo Guerra, Fernanda Ribeiro e muitos outros, de registar que Carlos Lopes, Fernando Mamede e os irmãos Castro treinavam na mata / Qt das Conhas, junto ao bairro.

João B Antunes

Anúncios
Categorias: Bairro, Desporto, Historia, Lisboa, Lumiar, Portugal, sociedade | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Musgueira Sul _ Atletismo

  1. Pingback: Musgueira Sul _ Atletismo | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: