O projeto do Alto do Lumiar, nasce nos anos 80, é idealizado por Nuno Krus Abecasis à data Presidente da CML, com o objetivo de desenvolver urbanisticamente uma área com cerca de 300 hectares a norte da cidade, através de uma parceria público-privada.
Ao público (CML) exige-se aprovação dos projetos, disponibilização de terrenos, articulação com outras entidades, nomeadamente administração central (educação, saúde, segurança, transportes…) e formas eficazes de gestão das áreas públicas, ao privado neste caso à (SGAL) exige-se capacidade financeira, iniciativa, imaginação e qualidade.
Em 1997, a Musgueira era foco da imprensa Nacional , vendia-se a imagem de um projecto urbanistico, para a zona norte da Cidade de Lisboa, projecto que devia ter terminado em 2010.
Foram necessários 9 anos para realojar a população da Musgueira Sul, a demolição do bairro teve inicio em 1992 e terminou em 2001.
21 anos depois dos primeiros realojamentos, nada foi construido no espaço que iria receber o projecto do Arq.Tomás Taveira.
O projeto do Alto do Lumiar foi tendo várias vicissitudes sofreu avanços e recuos, atrevessou e vai continuar atravessar vários presidentes de Câmara, cerca de 10 mil pessoas foram realojadas, 10 anos de estudos (+) 23 anos a executar = 33 anos e o projecto apenas está desenvolvido em pouco mais de 50%.
João B Antunes

Pingback: Uma Cidade para 100 mil pessoas | Bº da Cruz Vermelha LUMIAR
La musgueira sul. Onde vivi boas. Recordaciones. Bos. Amigos. No. Atletico musgueira sul Joao. P.M.